O Avião Ideal

Tópico: O Avião Ideal

Re:Crossover

Carlos | 05-10-2012

Quero ir ver isso!

O Aviao Ideal

ricardo freitas | 26-08-2012

O meu sonho seria um Aviao em fibra de 4 lugares, asa baixa com motor de 130hp e velocidade a rondar os 300 kmh e tambem com bastante autonomia.

Re:O Aviao Ideal

Luís Fernandes | 11-09-2015

Esse seria o Diamond Aircraft DA40-TDi.
Eu prefiro o Pipistrel Panthera, mas só se ganhar o Euromilhões :P

Aviao Ideal

TOM LEITE | 09-11-2011

Parabens Carlos e EAA!
Gostaria de deixar um apelo à capacidade industrial dos Portugueses. NOS SOMOS CAPAZES tanto ou mais do que outros povos...
Por que nao em conjunto conseguirmos levar esse desafio á pratica?

o meu aviao ideal é hybrido na motorizaçao, "morphing" na definiçao da sua missao, bilugar com espaço para + 2 crianças ( ou pequenos adultos) materiais compositos e capacidade semi acrobatica

Tenho imagens, como posso publicar?

Cump

TOM LEITE - tlm 917 303 677

O Avião Ideal

Carlos Costa | 09-11-2011

Pretendemos aqui recolher ideias do que cada um idealiza como o Avião, monomotor, ideal.
Asa Alta? Asa baixa?
Melhores Prestações de cruzeiro? Capacidade STOL?
Autonomia? Tipo de Gasolina? Ou electrico?
Capacidade Acrobática?
Monolugar? Bilugar? 3, 4 lugares? Que material? Madeira? Fibra? Alumínio?
Bom.... Há uma infinidade de características e cada um de nós terá uma opinião concreta. Tentaremos daqui recolher dados que permitam partir para o projecto e construção de um avião 100% Português.

Re:O Avião Ideal

Francisco Guerra | 09-11-2011

Asa alta com manobrabilidade equivalente à asa baixa (com pouco diedro, asa de perfil simétrico ou quase), monomotor eléctrico mas duplo controlo do motor para redundância, bilugar e capacidade de carga com disponibilidade para veiculo alternativo (ex:bicicleta), gama de velocidade ampla, fuselagem em fibra com aerodinâmica suave, trem triciclo com possibilidade de anfíbio, ...

Re:O Avião Ideal

Vitor Soares | 13-12-2011

Bem... O meu sonho seria um com pelo menos 3 lugares e amfibio. A possibilidade de colocação de uma mini bicicleta seria excelente e o facto de poder ter motor electrico ainda maior sonho, com paineis solares de carga que aumentem a autonomia.

Re:O Avião Ideal

J. Estrada | 11-01-2012

UL bilugar lado a lado de asa baixa. Perfil identico ao Asso V X-ray (estética semelhante). Fabricado em compósito. Asa capaz da performance de descolagem e aterragem do Land Afica e cruzeiro do Millennium/Blackshape ou melhor.
Asa: de fluxo laminar, perfil fino, 6,5m de envergadura (tipo MCR VLA). Superflaps de dupla fenda, slats acoplados aos flaps, eventualmente com airbrakes. Ou então ...de envergadura variável.

Re:O Avião Ideal

António Alves | 20-12-2013

Acredito que não existe um avião ideal, mas tantos quantos os desejos de cada um e para uma dada situação.
Nesse sentido se pudermos ter vários á disposição melhor fica o assunto encerrado mas se queremos um completamente pessoal por certo variará tanto quantos os proprietários.
Mas há alguns compromissos a explorar pois cada vez mais vão surgindo aparelhos mais versáteis capazes de vários tipos de missões e com mais ou menos possibilidade e facilidade de serem configuráveis.
Desde logo nada obsta, a não ser o dominio da tecnica, que se possa ter duas motorizações independentes ou complementares hibridas. Dois ou mais lugares com carga e combustivel flexivel.
No meu caso o gosto pessoal implica alguns superlativos como raio de ação configurável podendo chegar ás 15 Horas de voo a velocidade superior a 280Km/H com consumos ~ a 10 L/H o que implica tanques >150 L motor de injeção, passo variável, finesse elevada, assim o raio teorico atingiria 4200 Km! Toda a Europa e arredores, mediterraneo, Medio Oriente e bem acima do Circulo Polar Artico! Em VFR só teoricamente atingivel no Verão! Os records estão aí á nossa espera. O principal limite previsivel é a burocracia mais limitador que a meteorologia!
Para aqueles que acharem tais exigencias muito exageradas. aproveito para lembrar que ainda tenho uma aeronave que tem caracteristicas próximas destas e acrescenta a possibilidade de embandeirar o hélice obtendo 30/1 de taxas de planeio, e altitude teorica superior a 12Km! Dispoem de vários dispositivos aerodinâmicos para a configuração ás diferentes situações de voo e suportou cargas alar nos ensaios da ordem dos 9 a 10 G!
Segue mais da próxima ocasião.
Até lá Votos de Boas Festas a todos!
António Alves

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